No Limiar do Fogo Da Geena


O ensinamento ortodoxo sobre os maus espíritos

e o seu julgamento por Deus.

Bispo Aleksandr (Mileant)

Tradução: Vladímir Bresgunov e Larissa Bresgunov Kalinin

 



ConteúdoIntroduçãoOs ensinamentos da Sagrada Escritura sobre os maus espíritosDa possessão pelo demônioDas armadilhas do diaboAs tentações do ocultismoComo proteger-se dos maus espíritosNo limiar do fogo da GeenaConclusãoAnexo: duas preces para o exorcismo.

Introdução"

Porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua posteridade e a posteridade dela. Ela te pisará a cabeça e tu armarás traições ao seu calcanhar" (Gen. 3:15)

Um homem que vive somente voltado aos interesses materiais e sensações corporais, não costuma pensar sobre coisas tão "abstratas" como a existência de Deus, o mundo espiritual com seus bons e maus espíritos e sobre a vida além do túmulo. Ele está totalmente absorvido pelos problemas do cotidiano. Porém, se de repente um abalo sacode lhe o ânimo, começa a sentir necessidade de conscientizar sua vida e tomar noção da finalidade de sua existência. Raciocinando sobre o lado espiritual e moral de sua vida, ele rapidamente chega à conclusão de que a ciência é totalmente incapaz de ajudá-lo a orientar-se nas questões essenciais e palpitantes.

Se o seu sentimento religioso não foi totalmente apagado, ele vai sentir a necessidade de dirigir-se a Deus, começar a rezar e ler a Sagrada Escritura. Se isto não for algo superficial e passageiro, mas uma profunda mudança moral e uma vontade sincera de tornar-se melhor, Deus vai tratar de renovar seu coração e abrir na sua visão interna novos horizontes. O homem vai perceber claramente a mão do Senhor que o conduz, sentir a Sua proximidade e o amor Paterno. Ele vai compreender que o mundo é muito mais amplo e tem conteúdo mais rico do que imaginava antes. Ele vai distinguir com maior perspicácia o Bem do Mal, vai compreender também que existe o mundo espiritual, bem como que existem seres invisíveis que influenciam a sua vida: uns no bom e outros no mal sentido. Também, vai aprender que além de Deus existem anjos e demônios.

O conhecimento do mundo espiritual é interessante e importante. Mas, onde devemos buscar noções sobre ele? A literatura sobre este assunto é muito extensa e além disto, bastante contraditória, cheia de invencionices e fantasias. Porém, o ensinamento da Sagrada Escritura, apesar de lacônico, é claro e exato. Ela ensina que existem anjos bons luzentes e que cada cristão tem o seu Anjo da Guarda. (Aos Anjos é dedicado um livrinho a parte - folheto missionário n° 14 "Os Anjos").

Além dos Anjos existem os demônios. A Sagrada Escritura e a própria experiência mostram que eles realmente existem e representam um perigo real e contínuo. A exemplo da sociedade humana, na qual ao lado de pessoas normais e bem intencionadas existem criminosos de toda espécie; degenerados, psicopatas, sadistas e assim por diante, - no mundo dos espíritos, além dos Anjos bons, encontra-se a ralé daquele mundo: o diabo e os demônios. E assim, como no nosso mundo ninguém nasce criminoso, sadista ou depravado, mas acaba transformando-se neles em conseqüência de sua vida desordenada e pecaminosa, no mundo invisível todos os seres no início eram bons e bem intencionados e só depois alguns deles escolheram o mau caminho, perverteram-se e tornaram-se conscientemente maus. Como resultado da sua atividade criminosa, sua mente angelical obnubilou-se, tornaram-se maus e seguiram seus impulsos desordenados. Agora, eles encontram prazer em causar sofrimentos aos outros e propagar toda espécie de Mal.

Neste livrinho nós vamos levar o leitor a conhecer os ensinamentos ortodoxos sobre os anjos caídos, explicaremos quais objetivos eles visam, seus métodos de sedução e de propagação do Mal e também como se defender de suas artimanhas. Dedicaremos um capítulo especial ao ocultismo e ao demonismo na atualidade, que cada vez com maior intensidade e em maior escala atingem a sociedade humana.

Observando com preocupação os sucessos da "espiritualidade negra" vem à lembrança a profecia da Escritura: "Ai da terra e do mar, porque o demônio desceu a vós com grande ira, sabendo que lhe resta pouco tempo" (Apoc.12:12). Mas traz consolo que o próprio sucesso do príncipe das trevas anuncia a proximidade da sua total derrota e castigo - quando virá novamente o Senhor Jesus Cristo, cercado de Anjos e de Santos. Nesta hora "o demônio será posto no tanque de fogo e de enxofre... será atormentado de dia e de noite pelos séculos dos séculos... exulta sobre ela, o céu e vós santos apóstolos e profetas porque Deus, julgando-a, fez vos justiça" (Apoc. 19:20; 20: 2-10).

Após a derrota das forças do reino infernal se instalará a nova fase da existência e os justos que vencerem as tentações do espírito sedutor, resplandecerão como o Sol no reino de seu Pai.

 o ensinamento ortodoxo sobre os maus espíritos (fatheralexander.org)

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como usar o cordão de oração

Urgente Orar Assim - Oração Pelos Nossos Benfeitores

Mente e mente, Nous e Psique no Novo Testamento