A AMPLITUDE DA VIDA EM CRISTO parte 1
A F.I.C. é uma fraternidade de pessoas com intuito de estudar e conhecer a tradição cristã a fundo em suas vertentes ortodoxas, que mantém integralmente o ensinamento primitivo de Jesus e dos apóstolos, dos pais apostólicos e dos sete primeiros concílios, antes de toda inovação, reinterpretação, modernização, enfim, antes de toda alteração do ensino da igreja apostólica.
Não se trata de um mero estudo teológico, mas um aprofundamento em conhecimento e prática através de uma pesquisa investigativa e um elevado respeito e zelo pela tradição apostólica e dos santos dos primeiros séculos, excluindo impiedosamente toda espécie de heresia e apostasia (que já havia entre parte dos primeiros cristãos). No sentido de que um resgate e restauração da verdade em sua origem não pode ser um mero exercício intelectual, mas uma vivência experiencial do caminho da santidade apontado por nosso Senhor para todos aqueles que quisessem, não apenas a vida eterna, mas segui-lo. Pois uma coisa é ser salvo e outra completamente diferente, que vai muito além de apenas ser salvo, é ser discípulo. A teologia que estudamos não é apenas profunda, detalhada e ao nível do conhecimento, mas uma prática de vida e santidade, comprometida com decisões tanto na renúncia do pecado e daquilo que não convém, como do exercício das vitudes, do amor, da caridade, do ensino, da oração, contemplação e meditação, dando atenção a todo falar de Deus, seus mandamentos, ordenanças, conselhos...
Portanto, a vivência precisa incluir todos os processos dessa caminhada, não apenas o estudo e a meditação das escrituras (que não deixam de ser dois elementos essenciais indispensáveis), mas também o caminho completo da santidade, que inclui os aspectos doutrinários, religiosos, místicos, litúrgicos, iniciáticos e da vida da igreja.
Continua ...
Comentários
Postar um comentário