No Limiar do Fogo da Geena - parte 8 (final)
no limar do fogo da Geena
A Sagrada Escritura prevê que antes do fim do mundo a atividade dos espíritos caídos aumentará consideravelmente. Nestes tempos, muitos vão perder a sua fé, dedicar-se ao ocultismo e servir abertamente aos demônios. Com pena das pessoas que estarão perecendo, o Senhor tentará admoestar os pecadores através de diversos flagelos, mas a maioria irá se comportar como se fosse cega e surda, - os que "não fizeram penitência dos seus homicídios, nem dos seus malefícios, nem da sua fornicação, nem dos seus furtos" (Apoc. 9:21).
Virá o tempo, quando satanás que até então era detido pela força do Cristo Ressuscitado, ganhará por um curto período, uma certa liberdade para tentar os homens que afastaram-se de Deus. O Livro da Revelação no seu vigésimo capitulo estima todo o período a partir da Ressurreição de Cristo até a o fim do mundo pelo número simbólico de mil anos. O Apóstolo João viu na sua aparição profética: "Vi descer do céu um anjo que tinha na sua mão a chave do abismo e uma grande corrente. Prendeu o dragão, a serpente antiga, que é o demônio e satanás, e amarrou-o por mil anos; meteu o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não seduza mais as nações até o que completarem os mil anos. Depois disto, deve ser solto por um pouco de tempo... e sairá e seduzirá as nações..." (Apoc. 20:1-8).
Segundo a opinião dos Santos Padres, a prisão refere-se ao momento da Ressurreição de Cristo, quando satanás perdeu seu antigo poder sobre os pecadores, resgatados pelo Sangue de Cristo e, deste modo, tornou-se limitado, "acorrentado" na sua atividade no mundo. "Mil anos" inclui todo o período desde a Ressurreição de Cristo até os tempos do fim do mundo, quando satanás, aproveitando o afastamento dos homens da sua fé, ganhará novamente o poder sobre eles. Mas, só durante um tempo curto. Nestes dias, conforme a visão do livro da Revelação, seus espíritos, qual gafanhotos infernais vão encher a atmosfera, a qual os homens respiram, - o que quer dizer - eles se infiltrarão em todas as esferas da vida da sociedade humana. "Subiu uma fumaça do poço, como fumaça de uma grande fornalha, e escureceu-se o sol e o ar com a fumaça do poço. Da fumaça do poço saíram gafanhotos para a terra, e foi lhes dado poder, como o poder que têm os escorpiões da terra... tinham sobre si como rei o anjo do abismo, chamado em hebraico Abadon e em grego Apollion (Exterminador)... Ai da terra e do mar, porque o demônio desceu a vós com grande ira, sabendo que lhe resta pouco tempo" (Apoc. 9: 2-11, 12: 12).
Na pressa de levar à perdição o maior número possível de seres humanos, o diabo delegará todo seu poder ao Anticristo (regente do mundo e inimigo do cristianismo). "A vinda dele é por obra de satanás, com todo o poder, com sinais e prodígios mentirosos" (2 Tes. 2:9). O seu principal ajudante, o Pseudo Profeta, por meio de vários milagres falsos vai encantar os homens "e operar grandes prodígios, de sorte que até fez fogo do céu sobre a terra à vista dos homens." (Apoc. 13:13). Evidentemente que não serão milagres verdadeiros, mas diversos truques aperfeiçoados, executados com ajuda de espíritos imundos (Apoc. 16:14).
Estes tempos serão marcados pelas perseguições excepcionalmente ferozes aos fiéis. Devido à falta de fé e à depravação da humanidade, ao Anticristo será facilitado "fazer guerra aos santos e vencê-los" (Apoc. 13:7). Porém, este sucesso será apenas superficial e aparente. A própria Igreja permanecerá inabalável segundo a promessa do Senhor: "edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela" (Mat. 16:18). No tempo do Anticristo ela apenas retirar-se-á às catacumbas.
Mas o próprio sucesso do diabo nestes tempos será o prenúncio do seu fim. Enfim, as antigas profecias serão cumpridas: "Naquele dia o Senhor armado com a sua espada dura, grande e forte, visitará leviatã, essa serpente robusta, leviatã, essa serpente tortuosa, e matará a baleia, que está no mar" (Is. 27:1). Conhecedor dos mistérios, o apóstolo São João, o Teólogo, viu numa aparição profética como a "besta foi presa e com ela o falso profeta, que fez prodígios na sua presença,... foram ambos lançados vivos no tanque de fogo a arder com enxofre... depois disso... o demônio que os seduzira, será posto no tanque de fogo e de enxofre onde também a besta e o falso profeta serão atormentados de dia e de noite pelos séculos dos séculos" (Apoc. 19:21; 20:10).
Assim, será a destruição do soberbo Lúcifer, que porá fim aos espíritos renegados junto com ele e de todo o seu reino sombrio! Com o lançamento deles à Geena terminarão todas as tentações, a violência, as mentiras e toda a espécie de mal no mundo, advindo a felicidade eterna dos salvos. Este tempo de júbilo está se aproximando, porém nós precisamos ser especialmente vigilantes para guardar nossa devoção a Cristo e manter fervorosa a nossa fé afim de não sermos arrastados pela correnteza das tentações que satanás dirigirá contra a humanidade às vésperas de sua derrota definitiva. "Aquele que vencer, eu o farei sentar comigo no Meu trono, assim que Eu também venci e me sentei com Meu Pai no Seu trono" (Apoc. 3:21).
Em resumo, - o diabo e os demônios são reais e não seres imaginários, que representam para nós grande e constante perigo. Apesar de não dispor de poder sobre os que crêem em Cristo, eles se aproveitam da vulnerabilidade do homem aos pecados para escravizá-los e empurrar a vários crimes. É preciso lembrar-se sempre de que os espíritos caídos são muito ardilosos na arte da tentação dos humanos e possuem experiência enorme. Eles dedicam todo o seu tempo e esforços para nos separar do senhor e nos arruinar. O Senhor limita as suas atividades e protege-nos das suas artimanhas. Porém, Ele deixa sermos tentados para o nosso próprio bem, - para que não nos tornemos preguiçosos, mas vivamos vigilantes e num crescimento espiritual.
O Senhor Jesus Cristo nos deu meios potentes para podermos rechaçar os maus espíritos: Seu Nome, a prece, a Cruz, a água benta e, - sobretudo a Sagrada Comunhão. Usemos estes meios e vivamos para o Bem, até que alcancemos o sereno ancoradouro do Reino Celeste.
Prece Sacerdotal pela
moradia atormentada por maus espíritos
Senhor e Deus, nosso Salvador, Filho de Deus Vivo, levado por Querubins, que estás acima de todas as Dominações, Principados, Virtudes e Potestades! Tu és magno e temível para todos que te cercam. Tu és Aquele Que com a Tua firmeza estendeu o céu como abóbada, Que criou a terra e reges o universo com sabedoria. Tu deslocas a terra, e se ordenar ao Sol - este não se levantará, e as estrelas limitas no brilho (Jó. 9:7) Tu impões regras ao mar e o secas se quiseres. Da Tua ira rompem-se rochedos e tremem Principados e Potestades. Tu derrubaste os portões de cobre e destruíste grilhões de ferro. Tu amarraste o valente e te apoderaste das suas coisas. Com a Tua Cruz depuseste o torturador e, com a Tua Encarnação, como um anzol, fisgou a serpente, amarrando-a e prendendo nas trevas tartáreas.
Tu és, ó Senhor, a muralha forte dos que têm esperança em Ti, - obriga a retroceder, expulsa todos os manejos diabólicos, as artimanhas satânicas e todos os ardis do inimigo. Afasta desta casa todos os espíritos que oprimem e torturam, os que vagam à sua volta. Protege todos os que invocam Teu abençoado Nome e portam a imagem da Tua Cruz - terrificante para ao demônios. Pois o Senhor afugentou a legião de demônios e livrou do demônio o surdo-mudo, proibindo-o de retornar. Tu destruíste a hoste adversa dos nossos inimigos invisíveis, enquanto deste sabedoria aos que Te procuram e disseste-lhes: "Eis que vos dei poder de caminhar impunemente sobre serpentes e escorpiões, e (de vencer) toda a força do inimigo, nada vos fará dano" (Luc. 10:19). Guarda ó Senhor todos os habitantes desta casa protegendo de qualquer dano e tentação, dos pavores da noite, da seta que voa de dia, da chaga que se propaga à noite, da peste que dizima ao meio dia. Que todos os servos e servas Teus e as crianças, alegrando-se da Tua ajuda e protegidos pelas hostes celestes, exaltem-Te: "O Senhor é minha ajuda, não temerei - o que poderá me fazer o homem?" E mais: "Não me intimidarei pelo mal, pois tu estás comigo."
Tu és o Deus Que me deste firmeza. Tu és o Senhor forte, Príncipe do mundo, Pai do século futuro em que Teu Reino - é o Reino eterno. E a Ti cantamos glória com o Teu sempiterno Pai e o Sacrossanto Espírito, - agora e sempre e em séculos dos séculos. Amém.
Oração de São Basílio
(que o sacerdote profere sobre alguém
que padece por causa dos demônios)
Deus dos deuses e Senhor dos senhores! Criador das hostes ígneas das forças imateriais! Que fizeste tudo o que está no Céu e abaixo dele. A Quem nenhum homem pôde ver e nem pode. Aquele, perante a Quem treme toda a criação. O arcanjo que se tornou orgulhoso Tu precipitaste à terra junto com os anjos que Te renegaram, e assim por sua malvadeza tornaram-se demônios, - prendeste-os nas profundezas do inferno. Fazei esta conjuração em Teu temível Nome ser terrificante para o dono do mal e os espíritos que junto com ele foram banidos da claridade celeste. Coloca-o em fuga, ordena afastar-se daqui sem causar dano algum aos que agora estão assinalados pela Santa Cruz. Que segundo Teu mando estes servos Teus recebam o signo do poder de pisar sobre as serpentes e escorpiões e toda a força inimiga. Pois toda criatura viva magnifica e com temor canta e glorifica Teu Nome; do Pai, do Filho e do Espírito Santo, agora e sempre e em séculos dos séculos. Amém.
Missionary Leaflet # P62
Copyright © 1999 and Published by
Holy Protection Russian Orthodox Church
2049 Argyle Ave. Los Angeles, California 90068
Editor: Bishop Alexander (Mileant)
(evil_spirits_p.doc, 09-29-99)
Texto completo em:
https://fatheralexander.org/booklets/portuguese/evil_spirits_p.htm#n5
Compartilhe este estudo para que mais pessoas sejam esclarecidas e venha fazer parte de nossos grupos de estudo e prática orientada. Entre em contato através do Telegram ou WhatsApp 79 988335718
Comentários
Postar um comentário