Provas sobre a Existência de Deus
Oração:
Catecúmenos: Ó Cristo, que é a Verdade, a Vida e o Caminho, a luz verdadeira que ilumina cada um que vem ao mundo, faça com que a Luz do Seu Conhecimento Divino brilhe em nossos corações e abra os olhos de nossas mentes e ilumine os nossos corações para que possamos entender seus ensinamentos e aceitar a Tua Palavra.
Fiéis: Apesar de sermos batizados, somos também pecadores. Antes que deixemos esta terra pela morte, permita a nós nos voltarmos para Ti, para que possamos ofertar a Ti o nosso coração, para que ele se torne Seu. Faça-nos que acolhamos a Ti dentro de nós, e que Tu permaneças conosco. Faça de nós os ramos que se juntam a Ti, que É a Videira, para que possamos dar muitos frutos e labutarmos para a nossa salvação.
Tema 4: As Provas sobre a Existência de Deus
Deus existe. Algumas pessoas costumam perguntar se Deus existe. E se existe como é possível provar a realidade da Sua existência? Esta é uma das questões fundamentais, e uma pergunta a qual muitos têm dificuldades para responder de forma plena.
Deus certamente existe, e tal realidade é evidente principalmente se considerarmos com acerto quatro aspectos:
O primeiro: A crença em Deus é um fenômeno universal entre toda a humanidade.
Desde o início do tempo, desde o mais primordial registro da historia humana, encontramos a crença em Deus. Mesmo os homens mais primitivos, assim como os mais civilizados, sempre creram em Deus.
Sim, certamente podemos determinar que compreensão desses homens a respeito de Deus não era a mais correta, pois como vimos anteriormente neste catecismo, os homens acreditavam ou ainda acreditam em Deus como se Ele fosse uma estrela, ou um animal, ou uma pedra, ou um homem, ou qualquer outra coisa.
No entanto, o cerne da questão aqui observada é que todos os homens de todas as épocas sempre creram na existência Deus, e isso é um fato.
No entanto, devemos considerar que ao longo do tempo, houve grupos minoritários que pregavam a inexistência de Deus. E isso foi particularmente marcante no século XX, onde os marxistas desenvolveram sua filosofia ateísta. Através da violência, os partidários do marxismo buscaram erradicar a fé em Deus. Até certo ponto eles conseguiram destruir a fé de muitos povos, mas nunca o realizaram inteiramente.
Fundamentalmente, o intuito dos ateístas é a destruição da fé no verdadeiro Deus, e neste intuito, conduzem as pessoas ao cultivo das superstições, da crença na astrologia e nas mais diferentes formas de adivinhação. Mas a fé em Deus está tão profundamente arraigada no homem, sendo mesmo algo constituinte de sua natureza, que não podemos considerar que está crença seja outra coisa senão uma impressão da verdade.
O segundo aspecto: A própria existência do mundo, com suas infinitas e precisas leis naturais, nos leva a crer na existência de Deus. Ficamos todos verdadeiramente maravilhados com o universo e como ele se mantém em movimento incessante, sem colidir.
E podemos ficar ainda mais maravilhados quando observamos o organismo humano, na percepção da perfeição e harmonia que conforma este organismo, em seu funcionamento natural, um dos fenômenos mais complexos e admiráveis aos quais podemos ter acesso.
Quantas vezes cada um de nós se dedica a refletir como uma pequena flor se conforma como um pequeno mas completo laboratório de química , que pode transformar a água e a terra em tanta beleza, com tantas cores e fragrâncias? Dentro de um único pote de sementes distintas, você terá flores diferentes.
Não são todas essas coisas uma prova efetiva sobre a existência de um Criador? Pois como pode haver uma casa sem um construtor? Como pode haver um relógio sem um relojoeiro? E não se deixe enganar quando você ouvir falar de mísseis de autopropulsão, pois eles têm sim, um homem comandando suas ações a distancia. E é claro, tais mísseis, não se fizeram sozinhos. Alguém os construiu.
Terceiro aspecto: Outra poderosa prova a respeito da existência de Deus é a voz da nossa consciência. Esta voz nos louva quando fazemos o que é direito, moral e justo, e esta mesma voz nos censura quando fazemos o que não é certo, aquilo que é imoral e injusto. E quem plantou essa voz dentro de cada um de nós? Quem poderia, senão Deus?
Quarto aspecto: Gostemos ou não, devemos reconhecer o fato de que todos nós temos um problema como o assunto “morte”. E invariavelmente, somos conduzidos para a crença na vida após a morte, e consorciado com isso há em nós um desejo de voltar à nossa origem.
Nós constantemente nos sentimos como as aves migratórias que voam para longe e que um dia voltam para o ponto inicial. Nós não sabemos por que cultivamos essa sensação, mas mesmo assim somos conduzidos a crer em Deus e em uma origem em um outro mundo.
Tudo o que dissemos até agora nos indica de uma maneira poderosa, que de fato existe um Deus, e que seria mesmo difícil para alguém duvidar de sua existência, se analisar cada um dos pontos de forma honesta.
No entanto, a prova real da existência de Deus é a nossa fé. Aquele que crê não necessita de qualquer prova ou evidência. Sua fé é em si, a prova tangível sobre a existência de Deus. Ele não necessita de qualquer evidência que ateste isso. Ele sente e experimenta a existência de Deus. Ele, o crente, está dentro de Deus e Deus mora dentro dele.
Se uma pessoa precisa de provas cabais para comprovar a sua própria existência, então esta pessoa também vai precisar de provas sobre a existência de Deus. Mas quem é esse que duvida da sua própria existência? Talvez apenas um louco.
Um homem fiel pode então, cultivar duvidas sobre a existência de Deus? Nunca. Mas, para cada um de nós seja fiel, devemos cultivar um coração puro.
"Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus."
Oração: “Ó Deus Santíssimo e Onisciente, Tu que conhece as nossas almas e nossos corações, Tu que conhece aquele que tem um coração limpo e aquele que tem um coração sujo, Tu que conhece a fé e a incredulidade de cada homem”. Tu que sabes que o homem, ainda que viva na miséria tenta encontrar a felicidade, e que a verdadeira felicidade só pode ser encontrada em Ti. Não nos abandone meu Deus, não Se volte contra nós, contra mim que sou o mais pecaminoso e infiel. Não nos despreze, mesmo a mim, o que mais blasfemou contra Ti, pois somos todos Seus filhos. É verdade que nós O ofendemos, mas Perdoe a todos nós, ó Misericordioso. Concede-nos um coração limpo para que sejamos capazes de entronizar a nossa crença em Ti. Fazei com que todos possam conhecer a Sua existência, para que Viva dentro de cada coração humano, para que toda a existência humana seja dedicada a Ti, ó Criador do Universo, ó Pai de todos nós. Tu existes, e nós acreditamos em Ti, e nós Te adoramos. Graças ao Teu amor perfeito, Tu te revelaste mesmo a aqueles que duvidam de Ti, mesmo para aqueles que O rejeitam. Amém!
Do livro Catecismo: Ensinamentos Básicos da Fé Ortodoxa
Comentários
Postar um comentário