A Santíssima Trindade
Do Catecismo: Ensinamentos Básicos da Fé Ortodoxa
Prefácio Ao final de cada lição, há uma breve oração. Por favor, não apenas leia estas orações, mas também busque vivê-las e enviá-las para o céu com toda a força de sua alma, para o seu próprio benefício e para o benefício de todos. Antes de começar a estudar as lições de seu catecismo, sempre fique de pé, faça o Sinal da Cruz e ore: "Cristo, que é a luz verdadeira, que ilumina e santifica todo ser humano, abra os olhos da minha mente, a fim de que eu possa compreender corretamente as lições deste Catecismo. Toque meu coração com a Sua verdadeira luz, para que eu possa receber não só os Seus mandamentos, mas também Tu mesmo como meu Senhor e meu Deus. Venha e fique conosco, santifica-me e salva-me. Amém."
Tema 6: A Santíssima Trindade
Ícone da Santíssima Trindade, sec. XIV (venerável Andrei Rublev)
Cremos em um único Deus, e Esse Deus é trinitário. Ou seja, Deus inclui três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Mas se Ele é três pessoas, como Ele pode ser um Deus Uno? Este é o maior mistério que a mente humana pode absorver.
Nós não somos os únicos que não podemos compreender, através da razão, o que de fato significa o grande mistério da Santíssima Trindade. Grandes sábios e os grandes Padres da Igreja enfrentaram o mesmo problema.
Santo Agostinho estudava o mistério da Santíssima Trindade e um dia ele estava andando na praia de areia à beira-mar. Ele estava falando para si mesmo: "Um Deus, mas três Pessoas, e não três deuses, mas um Deus... Como é que isso pode ser explicado, como posso conceber isso em minha mente?".
E assim ele se angustiava em pensamentos sobre o assunto, quando então viu um menino na praia. Ele aproximou-se do menino e viu que ele cavava um pequeno buraco na areia. Com suas pequenas mãos, ele buscava a água do oceano e despejava aquelas pequenas porções no buraco.
Santo Agostinho perguntou: "O que você está fazendo, meu filho?”. A criança respondeu: "Eu quero colocar toda a água do mar neste buraco". Mais uma vez Santo Agostinho perguntou: "Mas você acha possível que toda a água deste grande oceano possa ser contida neste pequeno buraco?”. E a criança respondeu-lhe com outra pergunta: "Se a água do oceano não pode ser contida neste pequeno buraco, então como pode o Infinito Deus Trinitário ser contido em sua mente?”. E a criança após dizer isso, desapareceu. Era um anjo de Deus.
Santo Agostinho aprendeu sua lição. Ele agradeceu a Deus com reverência, que lhe ensinou de forma milagrosa, que o mistério da Santíssima Trindade não pode ser compreendido com o raciocínio humano. É uma questão de fé. Quem crê em Deus vive o mistério da Santíssima Trindade e não exige uma prova racional.
Nós mesmos não podemos provar racionalmente o mistério da Santíssima Trindade, pois se fosse algo passível de tal comprovação, não seria um mistério. No entanto, citaremos alguns versículos do Antigo e do Novo Testamento que falam sobre a Santíssima Trindade e não deixam qualquer dúvida sobre Deus ser Um, mas trinitário.
Ele é em Três Pessoas. No Antigo Testamento, a ênfase recai principalmente sobre Deus como um só. Moisés gritou em voz alta para os israelitas: "Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é Um" (Deuteronômio, 6:4). Apesar disso, mesmo no Velho Testamento há indicações e referências à Santíssima Trindade. Elas não são claras, mas sim são apresentadas de uma maneira turva, velada.
Há muitos versículos em que Deus é apresentado como sendo composto por mais de uma pessoa. Na criação do homem, lemos: "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem e semelhança" (Gênesis, 1:26). Quando os homens tinham cometido muitos pecados, e nisso estavam construindo a Torre de Babel não para a glória de Deus, mas para sua própria glória, a fim de trazê-los para os seus sentidos Deus decidiu "confundir as suas línguas." E Deus disse: "Vamos descer e vamos confundir as suas línguas.”.
Há outras referências no Velho Testamento, onde Deus fala no plural. Catecismo: Ensinamentos Básicos da Fé Ortodoxa 65 Mas por quê? Simplesmente, esta forma plural refere-se às Três Pessoas da Santíssima Trindade, do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Mais concretamente, as observações Profeta Isaías que os anjos, Serafins, voam sobre o trono de Deus e oferecer louvores a Ele, dizendo: "Santo, santo, santo, Senhor do sábado, o céu e a terra estão cheios da Sua glória.". Por que "Santo" três vezes? Como os Padres da Igreja explicam, tal citação se refere às três Pessoas da Santíssima Trindade. "Santo" é o Pai, "Santo" é o Filho e "Santo" é o Espírito Santo.
Além dessas referências, temos a hospitalidade de Abraão, quando as Três Pessoas da Santíssima Trindade aparecem como três anjos.
O Novo Testamento fala sobre o mistério da Santíssima Trindade de forma mais explícita. Quando Cristo foi batizado no rio Jordão, temos a aparição da Santíssima Trindade. Cristo foi batizado, e O Espírito Santo desceu na forma de uma pomba. O Pai do céu exclamou: "Este é o meu Filho amado em quem me comprazo.”. Por esta razão, o dia sagrado no qual se deu este evento é chamado Teofania (a aparição de Deus).
Depois da Ressurreição de Cristo, O Senhor disse aos Seus discípulos: "Ide e ensinai todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo."
São Paulo recebe o Coríntios dizendo "A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós.”. Com todos esses versos e muitos outros, o Novo Testamento não deixa qualquer dúvida de que Deus é trinitário.
Oração: Ó Deus Uno em uma Santíssima Trindade Adorada e Glorificada, do Pai, Filho e Espírito Santo, nós Te agradecemos que pois Tu revelaste-se a nós. Juntamente com os Serafins, nós te glorificamos, dizendo Santo é o Pai, Santo é o Filho, Santo é o Espírito Santo. Nós, pecadores, humildemente te pedimos: Concede-nos paz e serenidade. Faça com que o mundo inteiro saiba como Tu és. Que ninguém possa deixar de Te conhecer, trazendo todos para o conhecimento da verdadeira fé, nos mantendo no Teu amor e no Teu Reino. Amém.
Oferecemos este curso sem taxas nem mensalidades:
Comentários
Postar um comentário