Transcendência

 


Deus tendo criado todas as coisas a partir do nada (ex nihilo) por Sua vontade, é essencialmente diferente de Suas criaturas. Quando dizemos que Deus é absolutamente transcendente, queremos afirmar que, em Sua essência,* Ele está acima e além de toda explicação, de todo conceito, de toda noção de tempo e de espaço, fora de nosso conhecimento, de nossa compreensão. Ele é o que Ele é, Ele é aquele que é (YHWH; Êx. 3:14).

A linguagem utilizada pelos teólogos quando eles se referem a este aspecto de Deus é o da via apofática, quer dizer negativa, pois ao se falar d ‘Aquele que está além de tudo o que Ele fez não se pode separar todas as imagens, todos os qualificativos. Assim diz-se que Deus em Sua essência não é participável, não é conhecível, etc.

Mas Deus Se nos revelou pela Encarnação* e os homens viram o Filho de Deus, verdadeiro Deus tornado verdadeiro homem. Aliás, a ortodoxia distingue entre a essência de Deus — imparticipável — e Suas energias,* que são o próprio Deus e das quais podemos participar pela graça deificante. E a via catafática, ou seja afirmativa, que indica a presença de Deus em todas as coisas criadas e suas relações com elas.

As duas vias são necessárias, uma vez que Deus transcendente é também Aquele que se comunica a nós em Suas energias, que Se nos revelou pela Encarnação,* que está presente em tudo e enche tudo. Devemos compreender em conjunto estas verdades aparentemente contraditórias.


Do Vocabulário Teológico Ortodoxo

FRATERNIDADE DOS IRMÃOS EM CRISTO

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