Cosmos e Ordem
Cosmos
Palavra grega que significa “ordem.” O universo considerado em seu conjunto como criação harmoniosa de Deus. O pecado do homem introduziu a desordem no cosmos. Em Seu amor, Deus enviou Seu Filho para que Ele restaure a imagem de Deus decaída no homem (ver Deificação.) e transfigure assim todo o universo. A Igreja com a missão de fazer do mundo decaído um mundo transfigurado. É por isso que ela associa toda a criação para a glorificação de Deus pelos sacramentos* e pela ação de graças. A encarnação* é um acontecimento cósmico, pois a restauração do homem em Cristo é também a do cosmos em sua beleza primitiva (Rom. 8,19 e seguintes). Um teólogo ortodoxo romeno contemporâneo, o padre Dumitru Staniloae, diz a esse respeito: (O Cristo) espera que façamos do cosmos um uso responsável. O cosmos é uma linguagem de comunhão entre Deus e os homens. As fontes da natureza são dadas por Deus a todos, que ele tratasse da terra arável, da água, do ar, de todas as formas de energia. Deus quer que pelo trabalho humano, essas fontes sejam divididas por todos, afim de que todos possam aproveitar desse dom de Deus. Devemos libertar a natureza de nossa avidez, devemos respeitá-la, embelezá-la, espiritualizá-la afim de que a glória de Deus a penetre de acordo com o desígnio original da criação. (Unité des Chrétiens, n° 58). Outros autores, sem ter escutado os ecologistas, nos prescrevem tratar a natureza como uma “noiva” com respeito e amor.
Vocabulário Teológico Ortodoxo
FRATERNIDADE DOS IRMÃOS EM CRISTO
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