Anamnése



 Anamnése. De uma palavra grega que significa “ação de chamar ou trazer à memória.” Durante a Liturgia Eucarística (Liturgia dos Fiéis), o presbítero traz à memória da assembléia a obra salvífica que Deus realizou por nós, particularmente a instituição da Santa Ceia: Tomai e comei, isto é o meu corpo, partido por vós, para a remissão dos pecados, bebei todos vós, este é o meu sangue, da nova aliança, derramado por vós e por muitos, para a remissão dos pecados. A oração da anamnése desenvolve o tema da presença do Senhor (Mat. 28:20) e relembra suas palavras. 

Não se trata de lembrar acontecimentos passados ao anunciar aqueles por vir, mas sim de testemunhar que eles estão vivos na memória de Deus e o eterno presente do “tempo” da Igreja, que é encontro entre tempo histórico e eternidade e que tudo recapitula. 

Nós nos “lembramos” da Cruz, da Ressurreição, da Ascensão, assim como lembramo-nos “da segunda e gloriosa vinda,” ainda a acontecer. A anamnése significa um relembrar mútuo: Deus lembra-se do homem e o homem lembra-se de Deus.


Fonte: Vocabulário Teológico Ortodoxo 

Folheto Missionário número P112 Copyright © 2001Holy Trinity Orthodox Mission 466 Foothill Blvd, Box 397, La Canada, Ca 91011 Redator: Bispo Alexandre Mileant [Também online em https://www.ortodoxia.pt/vocabulario/]



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Patrologia e Patrística: Âmbito e definições

Experiências Fora do Corpo (3) na Literatura Ocultista e a Visão Cristã

É Urgente Orarmos Assim...