Lição escondida para nós hoje em João 12.17-19

A multidão, pois, que estava com ele quando Lázaro foi chamado da sepultura, testificava que ele o ressuscitara dentre os mortos. Por isso a multidão lhe saiu ao encontro, porque tinham ouvido que ele fizera este sinal. Disseram, pois, os fariseus entre si: Vedes que nada aproveitais? Eis que toda a gente vai após ele.


João 12:17-19





Esse pequeno trecho também tem muito a revelar sobre nós mesmos. Aqui estamos naquele momento em que Jesus sobre o jumentinho cruza a cidade de Jerusalém. Observe que a razão pela qual a multidão lhe saiu ao encontro foi por ter OUVIDO que ele fizera sinais. E eles estavam ali para ver os sinais, e talvez para fazer o que achassem ser necessário para isso. Não quero dizer que ali não haveriam convertidos, mas sim que esta é uma causa pessoal, humana, compreensível, pois somos também humanos e podemos perceber que essa é uma causa comum ainda hoje de muitos buscarem a igreja. E que, embora muitos foram sinceros, outros ali podem ter mudado de idéia no mesmo dia. Vejamos.

Compreensível atitude, e não só isso, é também até justificável, porque "Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus." - Romanos 3:10,11. Muitos de nós entramos na igreja em busca de sinais, ou por alguma necessidade pessoal, ou desespero, ou interesse, etc., mas isso não importa! O Senhor é quem sabe o que é preciso, como chamar cada uma de suas ovelhas. Eu mesmo sou um desses: estava em busca de sinais (e outras coisas, de socorro em muitas áreas, e agora só me restava buscar Deus, mas não por ele mesmo, não por amor a Deus, e sim para que o Todo Poderoso resolvesse meus problemas). É assim que a maioria vai conhecer Deus de verdade.

O que não podemos acreditar sobre nós mesmos é que em algum momento fomos justos por nossos próprios méritos. Graças a Deus poucos são os cristãos que ainda acreditam que por algum mérito foram chamado para o rebanho. Mas é um problema muito sério ainda haverem muitos que crêem que buscaram a Deus! Não é possível. Todos buscavam outras coisas e nem sempre nobres. 




Alguns tem buscas realmente espirituais ou por respostas às suas angústias existenciais ou vazio. Muitos buscavam libertar-se de alguma coisa, vício e outras formas de escravidão, de problemas familiares, decepções, de doença e medo da morte iminente (eu), falência (eu), procura de sinais e provas (imagine), perda de chão e da confiança em tudo que achava seguro antes (eu de novo!), etc., etc.. E ainda há aqueles que buscam as coisas mais erradas de se buscar na fé, por exemplo, riqueza, fama, sucesso, relacionamentos sexuais e outros que sabemos bem. Mas Deus é misericordioso. Quem não já ouviu o testemunho de alguém que entrou na igreja só procurando "uma namorada" e foi tocado pelo Espírito Santo e levado ao arrependimento e reconhecimento de seus pecados?

Talvez possamos achar ainda, que por outro lado, lá no fundo também buscássemos algo nobre, ou a Deus mesmo. Posso me lembrar que talvez a única coisa nobre que busquei foi a verdade doesse o que fosse (e encontrei "o caminho, a verdade e a vida"...), mas não posso me enganar, mesmo que quisesse eu não poderia buscar Deus, nem amar, pois não o conhecia de fato, precisamos conhecer um mínimo que seja de Deus para que desperte algum interesse. E este é um problema, o que está fora do corpo de Cristo, ele crê que não tem indícios nem informações suficientes, nem provas. Temos apenas imagens distorcidas e descrições muito limitadas de Deus até mesmo às vezes insuficientes para despertar a curiosidade, tudo de segunda mão, indireto, assim pensam. 

Mas aí é que está o grande ponto até aqui, o próprio, no momento oportuno, aparecerá, mesmo que as coisas tenham que ir de mal a pior ao ponto daquele que já perdeu toda a fé em tudo não encontrei outra saída a não ser a esperança de um milagre. Essa multidão que aclamava Jesus como Deus e Messias (pois gritavam "ozana!" -hoshiana: "Senhor por favor salva-nos") tinha outras esperanças. Uma salvação patriótica, isto é, declará-lo rei dos judeus, um reino desse mundo, que os liberasse do domínio romano, e também ver os sinais, talvez muitos queriam ser curados de alguma enfermidade e esta fossa a salvação a que se referia. 

Mas não importa, pois o Senhor veio para salvar a todos aqueles que invocarem seu nome, mesmo nessa ignorância. O que importa, porém, é que alguns não obtendo o que esperavam, o reino no terra, perderam a confiança no Senhor e o deixaram, pois ele não correspondeu a suas expectativas. Uns diram que esses nunca de fato se converteram, mas o problema é outro, é, se isso não aconteceu, por quê? Porque adoraram um Jesus de suas cabeças, um ídolo criado em sua imaginação e expectativas, não o Jesus das escrituras, não o Jesus real que estava ali presente. Façamos um auto-exame, não estamos muitas vezes fazendo o mesmo hoje? Não estamos acreditando em um outro Jesus que seria obrigado a nos dar paz, prosperidade, sucesso, sem cruz? Nos tornamos cristãos de fato (imitadores de Cristo, obedientes e zelosos) ou ainda estamos em busca de nossos próprios interesses, planos, expectativas?




O trecho também reflete o momento atual, político, de nosso país, independente de qual seja o desfecho, não sabemos o que vai acontecer. A maioria esteve adormecido no conforto da situação anterior e agora, em cima da hora entra em desespero, como se o Senhor o tivesse abandonado. Por que isso? Por que exatamente como muitos desses judeus e incluindo alguns gregos, esperavam que Jesus viesse governar o reino desse mundo. E Jesus, não dando a mínima para isso, pois ele é o rei sobre todas as coisas e os fariseus de hoje estão fazendo a mesma ironia "vede que nada aproveitais" pois os fariseus não o seguiram, "o povo todo vai atrás dele", complete-se: mas nós é que mandamos aqui ainda (pois esses eram conluiados com os romanos). 

E assim, quem perder a visão, quem trocar a visão espiritual de Jesus que reina mais acima para o bem de todos os que amam a Deus, aconteça o que acontecer, pela visão materialista de um reinado nesse mundo, já perdeu a visão, já está fraco na fé, já não entende o reino que não é desse mundo. Vejamos a situação, na melhor das hipóteses a injustiça sera desmascarada e derrubada para a glória de Deus; na pior das hipóteses ela permaneçe a nação passará por um período de despertar, de sair da letargia e tolerância às trevas e por um período de purificação, para a glória de Deus. Tudo seja para a glória de Deus e em tudo dai glória! Oh! Senhor! Qual misericordioso és e quão insondáveis os seus juízos e seuas caminhos! Todo poder emana de Ti e para Ti. O destino desta pátria não está em nossas mãos e nunca esteve! Está em suas mãos e sempre esteve, a Ti "devolvemos" Senhor, perdoa nossos pecados de orgulho e arrogância, pela rua misericórdia e para glória do Teu santo nome.

Ofereçai teu corpo e alma como sacrifício vivo! Lembreis, o Senhor não aceita mais sacrifícios mortos! Nem sequer os mornos serão tolerados. Precisamos novamente gritar Salva-nos Senhor! Salva-nos de nós mesmos, do nosso proprio egoísmo, egocentrismo, amor próprio, orgulho... precisamos de Ti. Pois não somos capazes. A Ti entregamos nosso todo, nossa natureza pecaminosa, nossos planos, nossa arrogância de achar que controlamos algo e de que sabemos algo, cura-nos de tudo isso Senhor, e venha a nós o Teu reino e seja feita em nós a tua vontade, não a nossa, pois só o Senhor sabe o que é melhor para nós, mas livrai-nos do mal, por tuas misericórdias, pois és bom, e não nos deixe mais cair em tentação de desleixo da vigilância, de negligência da oração, do jejum, da ação, do oportuno falar e especialmente de ouvir a Ti, perdoa-nos dessas falhas e corrigi-nos sem que precisemos novamente sofrer. Muito obrigado Senhor Jesus, amado Deus.

Contribua para esse ministério através do pix caiodilgo7@icloud.com

Contate graduacao.e.t.c.a.89@gmail.com para:






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Patrologia e Patrística: Âmbito e definições

Experiências Fora do Corpo (3) na Literatura Ocultista e a Visão Cristã

É Urgente Orarmos Assim...